Atualização do relatório EAT-Lancet reforça a necessidade de redução do consumo de carne

Publicado em: 07/10/2025
Temas:
Consumo

Na última sexta-feira (03/10), a Comissão EAT-Lancet divulgou uma atualização de seu relatório de 2019 sobre dietas saudáveis que também são benéficas para o meio ambiente, durante o Fórum de Alimentos de Estocolmo. Além de reduzir o consumo de carne em benefício da saúde humana, a recomendação também é uma medida para enfrentamento às mudanças climáticas.

“Os sistemas alimentares geram cerca de 30% das emissões globais de gases do efeito estufa”, destaca Johan Rockström, copresidente da comissão e diretor do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático.

De acordo com o pesquisador, pesquisas realizadas em mais de 35 países mostram que incluir alimentos saudáveis nas diretrizes alimentares, combater a perda e o desperdício de alimentos, escolher produtos locais e adotar práticas agrícolas sustentáveis podem reduzir o estresse ambiental e cortar essas emissões em mais da metade. Um dos estudos incluídos no EAT-Lancet 2025 assinala que seguir a chamada Dieta da Saúde Planetária (PHD) pode diminuir em até 27% o risco de morte prematura.

Saiba mais: https://eatforum.org/update/eat-lancet-commission-warns-food-systems-breach-planetary-limits/

Apoio:
Sede:
Parceria: