Cátedra lança policy brief sobre os desafios para a COP 30 a partir da ótica do sistema agroalimentar

Publicado em: 23/05/2025

Nesta sexta-feira (23 de maio), a Cátedra Josué de Castro promoveu um webinário no qual foi lançado o Policy Brief “COP30 no Brasil – Por uma transição justa e sustentável do sistema agroalimentar”, produzido pela própria Cátedra.

O documento demonstra as principais contribuições do atual modelo de produção de alimentos para as emissões dos gases de efeito estufa e aborda os desafios para a COP 30 a partir da ótica do sistema agroalimentar.

Participaram do debate o professor titular da Cátedra, Arilson Favareto, o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Renato Maluf, e Renata Potenza, coordenadora de Projetos em Clima e Emissões do Imaflora. A mediação foi realizada pela pesquisadora Fernanda Marrocos.

Com o agravamento da crise climática, o evento foi marcado pela necessidade urgente de estabelecer estratégias para a transição do sistema agroalimentar, bem como de uma transição justa para enfrentar as várias manifestações de desigualdades sociais. “É preciso ter uma conexão com transformação social, porque os impactos das mudanças climáticas não são iguais, elas aumentam as vulnerabilidades socioambinetais”, disse Renato Maluf. Para Renata Potenza, a agenda da COP 30 segue em construção, mas diante de tantos desafios, o tempo também é um deles. “A gente não tem uma estratégia para a transição, e quando a gente vai olhar pra agenda internacional, estamos dois passos atrás”.

Arilson Favareto foi responsável por apresentar os principais pontos e mensagens-chave do policy brief, destacando que as mudanças climáticas impactam a forma como está organizado o sistema agroalimentar atual, o que repercute tanto nos negócios, como no preço dos alimentos. E também a necessidade de renovação das finalidades, que foram estabelecidas no período do pós-guerra para aumentar a produção.

“A gente precisa reposicionar a agenda de produção de alimentos. A configuração atual do sistema agroalimentar global está assentada no objetivo ético-normativo que foi estabelecido há mais de meio século atrás”.

Acesse o policy brief COP 30 no Brasil – Por uma transição justa e sustentável do sistema agroalimentar: https://catedrajc.fsp.usp.br/publicacao/cop30-no-brasil-por-uma-transicao-justa-e-sustentavel-do-sistema-agroalimentar/

Acesse a gravação do evento de lançamento:

Apoio:
Sede:
Parceria: