Em 2025, o Brasil está no processo de finalização da elaboração de importantes instrumentos que deverão guiar a agenda de descarbonização e do desenvolvimento sustentável do país ao longo da próxima década: o Plano Clima e o Plano de Transformação Ecológica. Junto com o Plano Safra, por conta da significativa participação do setor agropecuário nas emissões de gases estufa, essas iniciativas operacionalizam algumas das principais estratégias traçadas nas políticas de clima e uso do solo no país.
Nesse período pré-COP30, os olhos do mundo voltam-se ao Brasil, anfitrião do encontro. Para que seja possível liderar pelo exemplo a agenda global sobre as mudanças no uso da terra e a agropecuária – atividades que representam três quartos das emissões brasileiras – é preciso observar cuidadosamente as metas estabelecidas e o arranjo institucional montado para a implementação desses instrumentos.
Por isso, a Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lançam o sumário executivo do estudo “O Brasil tem uma estratégia para uma transição justa e sustentável do sistema agroalimentar? Uma análise do Plano Clima, Plano Safra e Plano de Transformação Ecológica”.
Confira o webinário de lançamento: