CJC

A alimentação constitui a força mais tenaz que liga os humanos ao meio natural que lhe fornece os meios de subsistência

A Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis é um espaço interdisciplinar de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares que integra suas dimensões econômica, social, cultural, jurídica, ambiental, política e de saúde e seu arcabouço legal, institucional e de governança. Criada em 2021 e sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, a Cátedra busca ampliar o olhar sobre sistemas alimentares a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente e deseja construir sistemas alimentares e sustentáveis no Brasil por meio de quatro eixos de trabalho principais: disseminação, formação, pesquisa e incidência.

Trata-se de um espaço aberto e participativo que reúne e permite o encontro de diversos atores e saberes, fomentando a construção de uma agenda comum e incentivando ações que transformem o sistema alimentar brasileiro. Nesse sentido, a Cátedra se aproxima do conceito de think and do tank ou de “fábrica de ideias” voltada para a construção de soluções concretas. Por meio de atividades como cursos, colóquios e seminários, a Cátedra Josué de Castro incentiva a formação, a pesquisa e a troca entre professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada e outros atores interessados.

A Cátedra também pretende ir além do debate e incidir em políticas públicas, inspirar e promover ações concretas, portanto, a disseminação dos resultados dos debates e reflexões também faz parte de suas atividades. Evidências científicas e investigações aprofundadas sobre sistemas alimentares são utilizadas para qualificar o debate público e incidir na agenda pública junto aos parceiros e atores com quem colabora.

A partir de uma abordagem sistêmica e coletiva, a Cátedra deseja contribuir na construção da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis no Brasil.

Quem foi Josué de Castro

Reconhecido pela valiosa contribuição no combate à fome, Josué de Castro também foi pioneiro no pensamento social brasileiro ao tratar da questão alimentar de forma integrada e multidimensional, articulando-a com aspectos sociais, culturais, territoriais e da saúde coletiva.

Médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista. Sua extensa obra inclui: Geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Foi presidente do Conselho Executivo da FAO e embaixador brasileiro na ONU. Recebeu o Prêmio Internacional da Paz, pelo Conselho Mundial da Paz. Indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.

Coordenação Acadêmica

Carlos Augusto Monteiro é professor titular do Departamento de Nutrição da FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e coordenador científico do Nupens-USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP). É graduado em medicina, com residência e mestrado em medicina preventiva, doutorado em saúde pública e pós-doutorado no Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, nos EUA. Desde 2018, está entre o 1% de cientistas da grande área das ciências sociais cujos artigos científicos alcançaram maior repercussão na literatura científica (highly cited researchers da Web of Sciences e Clarivate Analytics).

Vice-coordenação Acadêmica

Patrícia Constante Jaime é professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e vice-coordenadora científica do Nupens-USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP). É mestre e doutora em saúde pública pela USP, com pós-doutorado no Nupens-USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e nutrição na atenção primária em saúde

PROFESSORA TITULAR 2021

Tereza Campello é professora visitante da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), pesquisadora do Nupens-USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. É ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

PESQUISADORA ASSISTENTE

Ana Paula Bortoletto Martins é pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da USP, pesquisadora do Nupens-USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP) e consultora técnica do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Coordenadora de comunicação

Marina Yamaoka é jornalista e mestra em desenvolvimento internacional com foco em políticas públicas e sistemas alimentares pelo Instituto de Estudos Políticos (SciencesPo-Paris).

Apoio:

Sede: