A Cátedra

A Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis é um espaço interdisciplinar de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares que integra suas dimensões econômica, social, cultural, jurídica, ambiental, política e de saúde e seu arcabouço legal, institucional e de governança. Criada em 2021 e sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, a Cátedra busca ampliar o olhar sobre sistemas alimentares a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente e deseja construir sistemas alimentares e sustentáveis no Brasil por meio de quatro eixos de trabalho principais: disseminação, formação, pesquisa e incidência.

Trata-se de um espaço aberto e participativo que reúne e permite o encontro de diversos atores e saberes, fomentando a construção de uma agenda comum e incentivando ações que transformem o sistema alimentar brasileiro. Nesse sentido, a Cátedra se aproxima do conceito de think and do tank ou de “fábrica de ideias” voltada para a construção de soluções concretas. Por meio de atividades como cursos, colóquios e seminários, a Cátedra Josué de Castro incentiva a formação, a pesquisa e a troca entre professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada e outros atores interessados.

A Cátedra também pretende ir além do debate e incidir em políticas públicas, inspirar e promover ações concretas, portanto, a disseminação dos resultados dos debates e reflexões também faz parte de suas atividades. Evidências científicas e investigações aprofundadas sobre sistemas alimentares são utilizadas para qualificar o debate público e incidir na agenda pública junto aos parceiros e atores com quem colabora.

A partir de uma abordagem sistêmica e coletiva, a Cátedra deseja contribuir na construção da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis no Brasil.

Josué de Castro

Reconhecido pela valiosa contribuição no combate à fome, Josué de Castro também foi pioneiro no pensamento social brasileiro ao tratar da questão alimentar de forma integrada e multidimensional, articulando-a com aspectos sociais, culturais, territoriais e da saúde coletiva.

Médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista. Sua extensa obra inclui: Geografia da fome, Geopolítica da fome, Sete palmos de terra e um caixão e Homens e caranguejos. Foi presidente do Conselho Executivo da FAO e embaixador brasileiro na ONU. Recebeu o Prêmio Internacional da Paz, pelo Conselho Mundial da Paz. Indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.

“A alimentação constitui a força mais tenaz que liga os humanos ao meio natural que lhe fornece os meios de subsistência.”

Josué de Castro

Eixos de trabalho

Pesquisa

Sistematizamos e disseminamos evidências científicas relevantes em relação aos sistemas alimentares no Brasil. Estimulamos a produção acadêmica e científica sobre alimentação numa perspectiva interdisciplinar, buscando integrar diversos centros de pesquisa e atores.

Formação

Contribuímos para a formação de estudantes, gestores públicos e atores da sociedade civil organizada que atuam no sistema alimentar brasileiro por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de organizar seminários e colóquios que trazem debates pertinentes em relação aos sistemas alimentares, também organizamos cursos de curta duração.

Disseminação

Integramos acadêmicos, formuladores de políticas públicas e representantes da sociedade civil numa rede de troca de conhecimento e experiências. Disseminamos as reflexões e visões dos múltiplos atores sobre sistemas alimentares em publicações e eventos para ampliar o debate público a respeito do tema, sempre à luz de evidências científicas.

Incidência

Elaboramos documentos técnicos e apoiamos mobilizações em andamento, de forma a contribuir para fortalecer as vozes da academia, gestores públicos e sociedade civil organizada comprometidas com uma agenda transformadora em torno dos sistemas alimentares e do direito à alimentação saudável.

Equipe

Patrícia Constante Jaime

Coordenação acadêmica

Professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e Coordenadora científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP). É mestre e doutora em saúde pública pela USP, com pós-doutorado no Nupens-USP e na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atua nos seguintes temas: programas e políticas de alimentação e nutrição, ambiente alimentar, promoção da alimentação saudável e nutrição na atenção primária em saúde.

Carlos Augusto Monteiro

Vice-coordenação acadêmica

Professor sênior do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e vice-coordenador científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP). É graduado em medicina, com residência e mestrado em medicina preventiva, doutorado em saúde pública e pós-doutorado no Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, nos EUA. Desde 2018, está entre o 1% de cientistas da grande área das ciências sociais cujos artigos científicos alcançaram maior repercussão na literatura científica (highly cited researchers da Web of Sciences e Clarivate Analytics).

Ricardo Abramovay

Professor titular

Professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde se tornou professor titular em 2001. É autor de Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia(Ed. Elefante, 2020) e Amazônia. Por uma Economia do Conhecimento da Natureza (Ed. Elefante, 2020). Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão (Edusp), Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável) e Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera. É coautor líder do capítulo sobre bioeconomia do Painel Científico sobre Amazônia.

Nadine Marques

Pesquisadora assistente

Nutricionista, doutora em Saúde Pública, com enfoque na ciência da Nutrição e sua incorporação da sustentabilidade, pelo Programa de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Atua também como mentora do Sustentarea, núcleo de extensão da USP que trabalha os diálogos em alimentação sustentável.

Ana Paula Bortoletto

Pesquisadora

Professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). É pesquisadora científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP) e orientadora plena no programa de nutrição em saúde pública da FSP-USP.

Fernanda Marrocos

Pesquisadora

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Possui graduação em Nutrição (2009) e mestrado em Ciências da Saúde (2012) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também atua como pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição (Nupens-USP).

Estela Sanseverino

Pesquisadora

Gestora ambiental pela Universidade de São Paulo (EACH-USP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP).

Gabrielle de Paula

Coordenadora de comunicação

Jornalista e mestra em Comunicação e Informação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Tem experiência como assessora de comunicação e produtora de conteúdo em sindicatos e movimentos sociais nas áreas da saúde, meio ambiente, direitos humanos e cultura; como repórter e com produção de documentários.

Otávio D'Andréa

Assistente de projetos

Administrador público e mestre em Gestão na linha de Sustentabilidade pelo Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).

Apoio:
Sede:
Parceria: