Produção de alimentos na Mata Atlântica

A Mata Atlântica produz metade dos alimentos consumidos no Brasil, mas emite apenas 26% dos gases de efeito estufa do setor agropecuário.

Embora detenha apenas 27% do total da área agropecuária do Brasil, a Mata Atlântica, bioma presente em 15% da área terrestre do país, é responsável por aproximadamente a metade da produção de alimentos para consumo direto da população brasileira. Ainda assim, emite somente 26% do total de gases de efeito estufa (GEE) do setor agropecuário.

O diagnóstico faz parte do estudo Produção de Alimentos na Mata Atlântica, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Cátedra Josué de Castro, a partir de dados dos Censos Agropecuários do IBGE, as bases de dados de uso da terra do MapBiomas e o Atlas da Agropecuária Brasileira, entre outras referências. O objetivo foi avaliar de maneira integrada a situação fundiária, o uso da terra, a produção agropecuária e de alimentos no bioma Mata Atlântica para apontar tendências e oportunidades de sua contribuição para sistemas agroalimentares saudáveis e sustentáveis. Além disso, buscou-se identificar caminhos para que a produção agropecuária e de alimentos sejam compatíveis com a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa do setor de uso da terra da Mata Atlântica até 2042.

O estudo foi apresentado no dia 9 de novembro, na COP 27, em Sharm El Sheikh, no Egito, em side event realizado juntamente com o Observatório do Clima, Imaflora e Imazon.

Acesse o estudo completo aqui.

Apoio:
Sede: