Com a participação de mais de 30 jornalistas, a Cátedra, O Joio e o Trigo e Agência Bori realizaram nesta terça-feira (5/12), a oficina “A comida do futuro vem de laboratórios”?
A formação para jornalistas teve como tema as novas tecnologias alimentares, especialmente as que se apresentam como fontes proteicas alternativas à proteína animal “convencional”, como é o caso das carnes produzidas em laboratório a partir de células animais e dos produtos lácteos produzidos a partir de fermentação.
Apresentamos essas novas tecnologias e fizemos a reflexão acerca das complexidades e necessidades de sua implantação, abordando o discurso de uma “transição proteica”, as motivações para o desenvolvimento desses novos produtos e os dilemas filosóficos e regulatórios decorrentes dessas inovações. Para o debate, participaram os professores John Wilkinson (UFFRJ) e Ricardo Abramovay (Cátedra Josué de Castro/USP), e a nutricionista Nadine Marques (Cátedra Josué de Castro/USP). A mediação foi do jornalista João Peres (O Joio e O Trigo).