As pesquisadoras da Cátedra, Fernanda Marrocos e Olívia Dórea, estão em Brasília para a Oficina de Trabalho sobre o Marco de Referência de Sistemas Alimentares e Clima para as Políticas Públicas. Nos dias 14 e 15 de abril, foi realizado o encontro para início da etapa de escuta e diálogo do documento preliminar do Marco. O objetivo é que Governo Federal e sociedade trabalhem colaborativamente na elaboração.
A publicação é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Clima e Sociedade. Reunirá uma base de evidências científicas sólida, com princípios e diretrizes em torno do direito humano à alimentação adequada, da segurança alimentar e nutricional e da justiça climática.
“Nosso primeiro objetivo é ampliar o debate sobre sistema alimentar e clima, além de propor diretrizes e caminhos, induzindo essa visão mais ampliada”, disse Gisele Bortolini, Coordenadora Geral de Promoção da Alimentação Saudável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
