
Nesta quinta-feira (13/02), foi realizada a primeira atividade de 2025 da Iniciativa ThinkFood&Climate, uma colaboração entre a Cátedra Josué de Castro, o Imaflora e o Cebrap Sustentabilidade, lançada no ano passado, que tem como objetivo contribuir e acelerar a transformação e a transição justa do sistema agroalimentar.
O seminário intitulado “A transição justa dos sistemas agroalimentares e a COP 30 no contexto de agravamento da crise climática: políticas-chave e sua capacidade de mudar o jogo”, contou com a participação dos pesquisadores da Cátedra, como Arilson Favareto e Ricardo Abramovay, acadêmicos, representantes do setor empresarial, de movimentos sociais e do ministérios de Meio Ambiente, Fazenda e Desenvolvimento Social. A secretária de Mudança do Clima no Ministério do Meio Ambiente e diretora-executiva da COP30, Ana Toni, também esteve no encontro.
O sistema agroalimentar global responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa, é o mais importante vetor de erosão da biodiversidade e é gerido a partir de uma impressionante concentração de poder econômico (e político), que acaba por determinar o que se produz, as técnicas produtivas e até o que se consome. Assim, as discussões refletiram acerca do contexto que envolve a realização da COP 30 e seu processo preparatório para que tenhamos uma oportunidade real para avanços concretos na governança global e doméstica em temas e questões capazes de levar a mudanças nas formas de organização do sistema agroalimentar. Além de pensar quais ideias e propostas podem se traduzir em uma agenda ou plataforma mínima capaz de sinalizar uma direção sólida para uma transição no sistema agroalimentar.
“Refletimos o contexto geral, mas também refletimos sobre três políticas que são fundamentais tanto para a implementação das metas de INDCs que o Brasil apresentou, como são cruciais para a dinâmica do sistema agroalimentar brasileiro: Plano safra , Plano clima e Plano de transformação ecológica. Foi muito importante a presença de todas essas lideranças aqui”, disse o professor titular da Cátedra, Arilson Favareto.

Saiba mais sobre a iniciativa: