Titularidades anteriores

O papel de professor(a) titular é concedido para uma pessoa referência em sua área de atuação. Sua função principal é definir e orientar as estratégias principais da Cátedra, em ciclos de, no máximo, 2 anos.

2022-2024

Ricardo Abramovay

É formado em filosofia pela Université de Paris X (Nanterre), mestre em ciência política pela USP e doutor em ciências sociais pela UNICAMP. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA/USP, onde se tornou professor titular em 2001. É autor de Muito Além da Economia Verde, Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Amazônia, por uma economia do conhecimento da natureza e co-organizador de Caminhos para a Transição do Sistema Agroalimentar (Ed. Senac). Dirigiu as equipes que apresentaram Policy Briefs nas reuniões do G20 da Índia, do Brasil e, agora, da África do Sul. É coautor líder do capítulo sobre bioeconomia do Painel Científico sobre Amazônia. É membro do conselho do Instituto Ibirapitanga e presidente do conselho do IMAFLORA.

2021-2022

Tereza Campello

Economista, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde - NUPENS / USP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham/ Reino Unido. Entre 2020 e 2022 foi titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da faculdade de Saúde Pública da USP, tendo sido também pesquisadora associada à Universidade de Nottingham e professora do curso de Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no período de 2011 a maio de 2016, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria, que retirou 22 milhões de pessoas da pobreza extrema. Também coordenou o Programa Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa de Cisternas que entregou 1,2 milhão de cisternas no semiárido brasileiro. Entre 2002 e 2011 esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, os programas de Produção de Biodiesel, Etanol, do Produção Sustentável de Óleo de Palma e Territórios da Cidadania, do Mutirão Arco Verde, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomento para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Iniciou sua atuação no setor público como assessora econômica do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo de Porto Alegre.

Apoio:
Sede:
Parceria: