
O sistema agroalimentar é hoje o principal vetor de degradação ambiental, sendo responsável por um terço das emissões de gases de efeito estufa, além de ser o principal impulsionador do uso da terra e da perda de biodiversidade. A forma como os alimentos são produzidos e distribuídos contribui para as mudanças climáticas, que, por sua vez, influenciarão em situações de escassez hídrica, na diminuição da produção e que tornarão nossa alimentação menos nutritiva.
É ano de COP 30 no Brasil e a Cátedra Josué de Castro quer colocar a transição do sistema agroalimentar no centro do debate. Pois ainda que tivéssemos uma transição energética, a falta de uma mudança nas formas como se produz e se consome alimentos já seria, por si, o suficiente para inviabilizar o objetivo de restringir o aquecimento global a 1,5°C, como preconiza o Acordo de Paris.
O estudo reúne artigos que revelam como os sistemas agrícolas atuais e as formas de produção e consumo de alimentos ameaçam o equilíbrio ambiental e a saúde humana. Os autores e autoras – referências acadêmicas na área – apontam as inovações que já vêm sendo experimentadas para fazer frente aos impactos climáticos e aos impactos na saúde humana que o modelo convencional apresenta. Eles indicam trajetórias para que as inovações possam ser libertadas de sua atual condição de nicho e se convertam em soluções concretas capazes de romper com o modelo dominante e inspirar políticas públicas e ações práticas.
Com esta publicação, a Cátedra Josué de Castro e a Editora Senac oferecem um referencial teórico e um levantamento inicial sobre o processo de transição do sistema agroalimentar brasileiro. Um guia essencial para quem acredita que a comida é uma poderosa ferramenta de mudança.

Livro organizado por Ricardo Abramovay e Arilson Favareto
O documento demonstra as principais contribuições do atual modelo de produção de alimentos para as emissões dos gases de efeito estufa e aborda os desafios para a COP 30 a partir da ótica do sistema agroalimentar.
Em 2025, o Brasil está no processo de finalização da elaboração de importantes instrumentos que deverão guiar a agenda de descarbonização e do desenvolvimento sustentável do país ao longo da próxima década: o Plano Clima e o Plano de Transformação Ecológica. Junto com o Plano Safra, por conta da significativa participação do setor agropecuário nas emissões de gases estufa, essas iniciativas operacionalizam algumas das principais estratégias traçadas nas políticas de clima e uso do solo no país.

De 10 a 21 de novembro a COP 30 acontece em Belém do Pará.
Entenda os significados de termos e expressões que costumam aparecer em discursos, estudos e na cobertura jornalística sobre as COPs (com foco nas discussões sobre sistemas agroalimentares.
Artigo destaca que mudar a produção, o consumo, a distribuição e o descarte dos alimentos é condição para reduzir emissões, manter a floresta em pé e garantir comida no prato para todos.
Entrevista com o pesquisador titular da Cátedra, Arilson Favareto.
A linha do tempo a seguir destaca os principais acontecimentos sobre o tema nas últimas décadas e também serve como reflexão sobre o papel do Brasil, anfitrião da COP30 em 2025, em liderar a agenda global sobre as mudanças no uso da terra e a agropecuária.
Artigo de opinião sobre a Pré-COP (pré-Conferência do Clima) realizada em Bonn, na Alemanha, que revelou o tom de urgência, complexidade e importância que deve marcar as negociações climáticas deste ano.
Vídeo: Como garantir que os alimentos da sociobiodiversidade brasileira estejam na COP 30?

Le Monde Diplomatique:
Por que precisamos falar de sistemas alimentares na COP 30?
Artigo dos pesquisadores Arilson Favareto e Nadine Marques.

Conteúdos Instagram:
Vídeo: Perguntas sobre produção de alimentos aos cientistas
Vídeo: Participações na COP 30
Fala-Povo: Alimentação e Clima nas cinco regiões do Brasil
Repensar a produção de comida é tão urgente quanto mudar a geração de energia
Infográfico sobre a tríplice monotonia do sistema agroalimentar
Por que ainda não temos metas para a transição do sistema agroalimentar?
