[English below]
O sistema agroalimentar global enfrenta uma “tríplice monotonia” expressa nas paisagens agrícolas homogêneas e vulneráveis aos eventos climáticos extremos, na criação intensiva de animais altamente dependente de antibióticos e no consumo alimentar humano baseado em alimentos ultraprocessados e produtos de origem animal.
O Policy Brief a seguir, aceito pelo Think20 do G20 África do Sul, examina esses desafios a partir de uma perspectiva Sul-Norte Global, fornecendo dados atualizados e analisando caminhos, políticas e mudanças comportamentais necessárias para uma transformação sistêmica que busca equilibrar as necessidades imediatas de segurança alimentar e nutricional com metas de sustentabilidade de longo prazo.
Communiqué
Em junho deste ano, o Comitê Organizador do T20 África do Sul publicou um documento síntese das declarações das cinco forças-tarefa, que já destacava a necessidade de construir sistemas alimentares equitativos e diversos. Em comentário divulgado em setembro, o Co-chair da Task Force 4, Fábio Veras Soares, endossou o termo “tríplice monotonia”, trabalhado pelos estudos da Cátedra, nas recomendações da Força-Tarefa que tratou de Solidariedade para a concretização dos ODS.
Já a declaração final do encontro de líderes, recém-publicada, também destacou o tema da transição agroalimentar. As mensagens apresentadas nas recomendações das organizações científicas conquistaram importante espaço: muito do que consta no item 5 “Construir um sistema alimentar equitativo” se baseia nas recomendações traçadas pela Cátedra e parceiros neste Policy Brief (Veja abaixo).